É do conhecimento de todos que os alimentos são muito importantes para a nossa sobrevivência, pois por meio deles nos mantemos ativos e conseguimos realizar as nossas tarefas todos os dias.
Outra coisa que todo mundo sabe é que existem os alimentos mais saudáveis e os menos saudáveis. Dentre os mais saudáveis, estão aqueles que contêm antioxidantes, que são substâncias muito importantes para o corpo. Neste texto você vai conhecer alguns alimentos antioxidantes e seus benefícios.
O que são os alimentos antioxidantes?
Nem todos os alimentos possuem uma alta quantidade de antioxidantes, por isso é necessário escolher. Os antioxidantes são responsáveis pela luta contra os radicais livres, cujo nome nem dá a entender que é uma coisa tão ruim.
Os radicais livres causam o envelhecimento celular — por fora, a aparência da pele fica mais envelhecida — e podem causar doenças, dentre elas alguns tipos de câncer.
Para você ter uma ideia, há estudos que comprovam que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, que podem ser encontrados em frutas e vegetais, provocam uma diminuição das chances de a pessoa adquirir câncer.
Isso significa que uma dieta rica nessas substâncias faz com que estejamos mais protegidos desse problema grave de saúde. É claro que não é garantido que a pessoa que possuir uma dieta assim não vai sofrer com essa doença, afinal, o câncer pode ser causado por diversos motivos, mas ainda assim uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a reduzir as chances de a pessoa sofrer com isso.
A terceira coisa que você precisa saber sobre os alimentos antioxidantes é que eles, graças à presença dessa substância, protegem a saúde cardiovascular. Isso acontece porque os radicais livres, que causam os problemas acima, ainda podem causar a oxidação do colesterol, que, em níveis extremos, pode fazer com que a gordura fique presa nas artérias, o que causa vários problemas de saúde graves e que muitas vezes não têm cura, apenas tratamento.
Tipos de antioxidantes
Os antioxidantes existem em diversos tipos, que são encontrados em diferentes alimentos.
Abaixo, você encontra uma lista das classes de antioxidantes e dos principais alimentos que os contêm.
Um dos principais tipos de antioxidantes são os carotenoides, que podem ser encontrados em grande quantidade em alimentos como a cenoura, o damasco, o espinafre, o tomate, o melão, o mamão, a abóbora e o brócolis.
Outro grande nome de classe de antioxidantes é o selênio, que está bastante presente em alimentos como o alho, as nozes e as sementes de girassol.
Alguns desses alimentos podem ser um pouco caros, mas alimentos que se encontram em qualquer cozinha, como o alho, também ajudam o corpo por causa da grande quantidade de antioxidantes.
O amendoim, o óleo de soja e a soja são três alimentos que contêm grandes quantidades da coenzima Q-10, uma classe de antioxidante muito importante para o corpo. Fazer uso desses alimentos com frequência não é obrigatório, mas é uma forte sugestão.
Como vitaminas em classes antioxidantes, temos a vitamina C e a vitamina E. É possível encontrar a vitamina C em grande quantidade em frutas e legumes, mas preste atenção aos destaques: pimenta, pepino, mamão, melão, couve-de-bruxelas, morango, brócolis, laranja, limão, kiwi e tomate.
A vitamina E pode ser encontrada nos óleos vegetais — soja, girassol e milho —, e também em sementes e cereais, como o gérmen de trigo, e as nozes.
A capsaicina, outra classe de antioxidante, está presente em alguns tipos de pimentas, como a pimenta caiena.
Há as catequinas, que estão contidas em grande quantidade no cacau e no chá verde. O alho-poró é um alimento que contém compostos de enxofre muito benéficos, e nesse mesmo barco estão presentes o alho e a cebola.
A próxima classe de antioxidante que você precisa conhecer é a do zinco, que está sempre presente nas nozes, nos cereais, nas sementes de abóbora e nas abóboras.
O ácido elágico, muito bom também para o corpo, está presente no açaí, morango, kiwi, romã, framboesa e no mirtilo.
Você já ouviu falar nos taninos?
São substâncias antioxidantes importantes e que estão sempre contidas em grande quantidade no vinho tinto. Além disso, as uvas consumidas com a pele também podem fornecer muito disso.
A hesperidina é um antioxidantes presente principalmente nos citrinos, as frutas cítricas como limão e laranja.
Ainda é possível falar de alguns outros antioxidantes, como por exemplo a luteína, presente em 80% da gema do ovo, 60% do milho e 20% do brócolis, além de poder ser encontrado nos tomates, algas e bananas.
Por falar em tomate, há um antioxidante chamado licopeno que está muito presente no tomate.
Ainda há a quercetina, presente nas uvas, brócolis, chá verde, cebola, vinho tinto e nas cerejas, e a zeaxantina, presente nas abóboras, espinafre e milho.
Dicas
Este texto está falando sobre muitas coisas, mas talvez seja difícil começar a colocar em prática. Por isso, agora você conhecerá algumas dicas para saber por onde deve começar para se beneficiar o máximo possível.
Em primeiro lugar, você deve levar em consideração tomar uma xícara de chá verde, vermelho ou branco por dia, ou então café natural, caso você não esteja muito nervoso. Isso deve ser tomado pela manhã.
Uma boa dieta é rica em frutas, então coma dois ou três pedaços de fruta ao dia, preferindo sempre as frutas da estação e que não estão muito verdes ou maduras demais.
No almoço e no jantar, você pode acrescentar à comida um pouco de uma salada diversificada.
Os condimentos podem ser preparados com alimentos saudáveis, como açafrão, salsa, coentro ou gengibre, que são cheios de antioxidantes.