Alimentos ricos em ferro e seus benefícios

O ferro é um mineral muito importante para o corpo e que se encontra presente nele em pequenas quantidades.

Todavia, a quantidade de ferro que o corpo possui não é suficiente para o bem-estar dos nossos órgãos, então o correto é fazer a ingestão de ferro de outras formas, por meio de alimentos ricos nesse mineral.

Quanto mais ferro, melhor?

Não é exatamente assim. O ferro é um mineral vital para o corpo, ou seja, nós precisamos dele para sobrevivermos com saúde.

A falta de ferro dá início à anemia ferropriva — chamada também de anemia ferropênica —, que, pelo fato de os níveis de ferro estarem muito baixos, faz com que o sangue não consiga transportar o oxigênio corretamente. Mas isso não significa que quanto mais ferro, melhor. Tanto o défcit quanto o abuso são prejudiciais ao corpo.

Quais são os sintomas da deficiência de ferro?

A deficiência de ferro tem, como sintomas principais, o cansaço, a pele pálida, a falta de energia, a tontura, a fraqueza, a falta de ar, o batimento cardíaco rápido ou irregular, a dor no peito, a baixa pressão arterial, frio ou tremores, falta de apetite, dores de cabeça e dificuldade de concentração.

A anemia ferropriva é um problema de saúde bastante comum, mas ainda assim precisa de tratamento. Por isso, se você acha que sofre disso deve ir o mais cedo possível no médico, para que sejam realizados exames a fim de descobrir o diagnóstico.

Quem costuma ter deficiência de ferro?

As pessoas que costumam ter deficiência de ferro são bebês, crianças, adolescentes, mulheres grávidas, mulheres em idade fértil, idosos, quem sofre de hepatite, HIV ou outra infecção viral, quem recebeu tratamento de radiação para o câncer, quem é estritamente vegetariano e, por conta disso, não tem muitas fontes de ferro, e quem sofre uma intensa perda de de sangue, como as mulheres no parto e nos períodos menstruais.

Tipos de ferro

Existem dois tipos de ferro, o ferro heme e o ferro não heme. O ferro heme é aquele de origem animal, que está contido em carnes ou peixes, assim como nos produtos lácteos. Esse tipo de ferro é absorvido mais facilmente pelo corpo.

O ferro não heme é o de origem vegeral, que está presente nos vegetais folhosos, como salsa, repolho, acelga, legumes e produtos como nozes, pistácios e sementes de girassol. Os vegetais têm substâncias que impedem a absorção do ferro pelo organismo, então é ideial ingerir esses alimentos em jejum acompanhados de suco de laranja ou outro que possua vitamina C.

Quais são os alimentos ricos em ferro?

Vários alimentos são ricos nesse mineral, e abaixo você vai conhecer os principais deles, aqueles que fornecem maiores taxas de ferro. Além disso, você vai saber os benefícios desses alimentos. 

Moluscos

Os moluscos são um alimento muito benéfico para o corpo, possuindo cerca de 28 mg de ferro por 100 gramas de molusco, o que é uma quantidade bastante alta.

Dos moluscos, as ostras são os que mais possuem ferro, mas a sépia, as conchas do mal e o polvo não ficam muito atrás. 

Os moluscos têm a mesma quantidade de ferro do que as carnes magras, e são muito importantes para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e trombose coronariana.

Os moluscos possuem baixo teor de gordura e menor teor calórico, então são ideais para você que precisa de uma dieta saudável, com poucas gorduras. Além disso, os moluscos possuem grandes quantidades de vitaminas A e B, que são benéficas aos olhos.

Fígado

O fígado é o segundo alimento que mais tem concentração de ferro. Além disso, ele conta com algumas vitaminas muito importantes e outros minerais. 

Ele possui 23 mg de ferro por 100 gramas de fígado, o que o torna um dos alimentos mais procurados — talvez o mais procurado — para pessoas que sofrem de deficiência de ferro.

O fígado ainda previne o câncer de cólon, é requisitado para a gravidez, que é um período em que é preciso uma boa quantidade de ferro, possui ácido fólico, melhora a pele e a visão, aumenta a hemoglobina — o que dá mais energia à pessoa que o consome.

Além dessas coisas, o fígado ainda ajuda a desenvolver músculos, previne a artrite e outras doenças de articulação, ajuda a perder peso e melhora a atividade cerebral, o que diminui a dor de cabeça e a enxaqueca.

Sementes de abóbora

Se você não gosta de nenhum dos alimentos acima, o que pode acontecer, você pode consumir sementes de abóbora.

Para cada 100 gramas de alimento, você encontra 15 mg de ferro. Além disso, as sementes de abóbora possuem ômega 3 e 6 e vitamina A, C e E.

Consumir as sementes de abóbora cruas ajuda a prevenir o aumento da próstata, a hiperplasia benigna da próstata, a irritação na bexiga, o crescimento dos parasitas intestinais e melhora a visão por causa das altas quantidades de vitaminas A, C e E.

As sementes de abóbora apenas não são recomendadas para crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando, exceto se o seu médico permitir. Leve a questão para ele, pois, por conhecer melhor sua história clínica, ele saberá o que é melhor para a sua saúde.

Outros

Além desses alimentos, você ainda pode consumir outros que têm grandes quantidades de ferro, como as nozes, a carne de vaca e a de cordeiro, feijão, grãos integrais e cereais fortificados, vegetais de folhas verdes, chocolate preto e cacau em pó e tofu.

Fique de olho