segundo alimento mais consumido pelo mundo todo, e o arroz. Considerado o terceiro cereal mais produzido mundialmente, sendo o milho e o trigo os primeiros.
O consumo do arroz é muito antigo, e suas origens apontam que ele veio da Ásia, especificamente da China.
Ele é constituído por sete espécies de cereais, e se dá bem com variados pratos. Geralmente acompanho do feijão, uma carne e uma saladinha, o prato fica super saboroso, e é cheio de nutrientes.
O arroz possui uma grande quantidade de carboidrato, e é considerado um ingrediente quase obrigatório na mesa de celíacos por não possuir glúten em sua composição.
Sua indigestão poder prevenir diabetes, devido à sua quantidade alta de amido, que pode controlar o índice glicêmico no sangue.
Vamos apresentar alguns tipos de arroz e seus benefícios para que você consuma mais vezes esse ingrediente tão essencial para nós.
Arroz Vermelho
Esse arroz diferenciado, possui dois tipos. Um deles é o grão longo, que é cultivado na Tailândia, e o outro, que seria o grão médio, é cultivado no Butão.
Contém monocolina, que é uma substância auxiliar na digestão, e que pode reduzir o colesterol, prevenindo as doenças cardiovasculares.
Seu preparo é o mesmo que o arroz tradicional.
Outra curiosidade, é que esse arroz possui três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco do que o arroz branco tradicional que consumimos.
Preto
O arroz preto é um dos mais ricos compostos fenólicos, um poderoso antioxidante, e é uma variedade integral. Possui também boas doses de ferro, que é um mineral muito bom para combater a anemia.
Branco ou polido
Com certeza você conhece esse arroz, afinal, é ele que encontramos em nossa mesa todos os dias praticamente.
O arroz branco contém sua casca removida após a sua colheita, e por isso, apesar de ser muito consumido pelos brasileiros, é uma das versões menos nutritivas, pois as cascas que são eliminadas, possuem todos as vitaminas e minerais necessários.
Integral
Diferente do arroz tradicional, o arroz integral não é retirada a casca, e por esse motivo, ele acaba apresentando valores nutricionais muito maiores.
Em sua camada externa, há vitaminas do complexo B, que são mantidas no grão.
Ele tem até três vezes mais fibras que o próprio arroz industrial. Seu preparo é um pouco mais demorado, pois exige um pouco mais de água, e de tempo para o cozimento.
Arbóreo
Usado no preparo de risotos de todos os tipos, este arroz possui uma grande quantidade de amido, e incorpora facilmente os condimentos da receita.
Ele pode ser usado para fazer o arroz doce.
Essa versão de arroz pode ser facilmente encontrada em supermercados
Selvagem
Apesar de ser conhecido como arroz, na verdade ele é um tipo de grão. É rico em proteínas, fibras e aminoácidos. Além disso, apresenta menor quantidade de gordura. Ótimo aliado para dietas restritivas.
Como vimos, estes outros tipos de arroz podem nos trazer muitos benefícios. É sempre bom incluirmos coisas novas em nosso dia a dia. Então que tal experimentar um arroz diferente além daquele que consumimos diariamente?