A culinária árabe está presente e é muito apreciada pelos brasileiros e os últimos tempos estão favorecendo o conhecimento das mais diversas iguarias da região oriental.
Hoje mostraremos os diversos tipos de molhos utilizados na cultura árabe para você ampliar ainda mais o seu arsenal de molhos, com saúde e sabor.
Molho de Tahine
Depois de conhecer este molho, você vai ter vontade de usar em praticamente tudo: na salada, nos legumes assados, no arroz com lentilha...
Tzatziki de iogurte
Para quem quer utilizar o pepino como acompanhamento de pães ou adicioná-lo a pratos principais como peixe ou frango, essa é a receita ideal.
Esse prato é feito à base de iogurte, pepino e alho. Com esse trio de ingredientes é impossível ficar ruim, não é mesmo? É por esse motivo que o tzatziki (nome original do molho) é super popular na Grécia
.
Tzatziki de coalhada
Se você gostou da receita anterior, com certeza amará esse aqui também. Seguindo a mesma linha do tzatziki, essa receita substitui o iogurte pela coalhada.
Para quem tá em dúvida do que fazer para acompanhar a carne suína esse é o lugar ideal. Aqui você faz uma receita gostosa, rápida, barata e elegante. Precisa de algo mais?
Homus (grão de bico)
Esta pasta árabe de grão-de-bico é a receita certa para começar uma refeição de maneira saudável e saborosa. Ela também pode ser usada de maneiras diferentes, como acompanhamento de aves e peixes. Fica deliciosa sobre fatias de berinjela assada.
Babaganuche (Baba Ganoush)
É um tipo de purê feito a partir de berinjela temperada com molho tahine, azeite e alho. Para isso, a berinjela é assada ou grelhada e, posteriormente, mistura-se suco de limão. É consumido acompanhado por pão ou usado no preparo de outros pratos. Facilmente encontrado na Síria, Líbano, Egito, Israel e Jordânia.
TOUM
A comida libanesa é conhecida por seus sabores complexos e uma miríade de condimentos, como este molho de alho fofo e de sabor intenso. Tradicionalmente feito com apenas 4 ingredientes, que provavelmente você já tem em mãos, ele é um molho ou condimento delicioso para vegetais, carnes grelhadas, batatas fritas, pão pita / lavash fresco - a lista é infinita.
Apenas lembre-se: um pouco ajuda muito.
MINT CHUTNEY
Os chutneys são um condimento básico na culinária do sul da Ásia e vêm em uma variedade praticamente infinita de sabores doces e salgados.
Eles podem ser feitos com frutas, vegetais e ervas como base com muitas especiarias e adições aromáticas para aumentar sua complexidade.
Eles variam não apenas no sabor, mas também na textura: eles podem ser saborosos, cremosos, parecidos com geleia, pegajosos, quebradiços, parecidos com coalhada, escorrendo, etc.
CHERMOULA
A chermoula marroquina é excelente para adicionar um sabor herbáceo intenso e especiarias a pratos de frutos do mar, mas também pode ser usada para dar sabor a carnes, aves ou vegetais cozidos.
AIOLI
Hoje em dia você pode encontrar aioli preparado de uma infinidade de maneiras, mas a mistura mediterrânea original é feita com pouco mais do que azeite, alho e sal emulsionados para formar um molho cremoso ou condimento. Às vezes, gemas de ovo são adicionadas para maior riqueza e textura. O nome aioli na verdade se traduz como "alho e óleo" e é amplamente usado na culinária espanhola oriental, francesa e italiana.
NUOC CHAM PHA
Nuoc cham é na verdade um nome genérico para vários molhos vietnamitas, mas está amplamente associado a uma receita simples de molho de peixe misto.
Não se deixe intimidar por seu cheiro picante e não tão apetitoso - é excelente com rolinhos primavera fritos ou frescos, todos os tipos de aperitivos asiáticos e bo bun, um refrescante prato de salada de aletria de arroz que usa nuoc cham pha como molho.