Muitas pessoas desconhecem o quanto é importante entendermos o nível do índice glicêmicos dos alimentos para evitarmos doenças como obesidade, diabetes, pressão alta, resfriados ou até mesmo doenças infecciosas.
Consumir alimentos com alto teor em carboidratos, mesmo sem saber, eleva a taxa de gordura e expele rapidamente insulina no sangue tornando a taxa de glicemia alta. Esses alimentos são ameaçadores para portadores de diabetes.
Para quem desconhece o termo, o índice glicêmico (IG) nada mais é que açúcar no sangue resultante do alto consumo de carboidratos, atribuída de um determinado alimento, como o consumo de pão branco que está presente em nosso dia a dia e que possui um índice glicêmico de ≥ 75.
É importante frisar que o alto índice glicêmico varia em cada alimento de acordo com a quantidade de fibras, carboidratos, proteínas e gorduras. Para sabermos melhor sobre esses alimentos, os órgãos de saúde classificaram em 3 categorias:
- Baixo índice glicêmico (55 ou menos)
- médio índice glicêmico (56-69) e
- alto índice glicêmico (70 ou mais) conforme a tabela abaixo:
Grãos e Farinhas
Alto IG
≥ 70
Arroz Branco
73
Bebidas isotônicas
78
Biscoitos de Arroz
87
Cereal Matinal de milho
79
Glucose
103
Tapioca
70
Frutas
Alto IG
≥ 70
Abacaxi
72
Banana
83
Manga
80
Melancia
72
Kiwi
73
Tanto os grãos, farinhas e frutas citadas acima tem alto índice glicêmico, mas não quer dizer que devemos evitar, pelo contrário, devem ser consumidos moderadamente.
No caso das frutas secas por ter passado pelo processo de desidratação (perda de água), resulta numa alta concentração de nutrientes, o que faz com que uma porção tenha um índice alto de açúcar
Pessoas portadoras de diabetes devem ter moderação ao consumir frutas secas ou qualquer alimentação que apresente um índice alto glicêmico.
Estudos comprovam que a alta incidência de obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes se dá pelo consumo desenfreado de carboidratos que não oferece qualidade ao organismo, ocasionando uma concentração alta de glicose no sangue que gera uma falsa sensação de saciedade resultando no acúmulo de gordura no corpo.
O ideal é que saibamos o valor de níveis de glicose dos alimentos para sabermos quanto de carboidratos estamos consumindo.
Já foi comprovado que um prato de arroz e feijão tem baixo índice glicêmico ele tem menos calorias, por ser uma porção rica em fibras, cálcio e proteínas, proporcionando ao corpo uma liberação moderada de glicose no sangue. Esse processo afasta, por um determinado tempo, o desejo de comer evitando a produção excessiva de insulina.
Saiba agora alguns alimentos que devem ser riscados do seu cardápio por conter alto índice glicêmico.
Alimentos
Alto Índice Glicêmico ≥ 70
Bolos
87
Biscoitos
90
Batata Frita
107
Cuscuz
93
Chocolate
84
Farinha de Trigo
99
Pizza de Queijo
86
Refrigerantes
70
Sorvetes
84
Moderando o consumo desses alimentos acima não só ajudará a manter a saúde como ajudará a emagrecer saudavelmente, sem abrir mão do que gosta.
Outro alimento que as pessoas têm muita dúvida quanto a sua propriedade benéfica a saúde é o ovo. Ele é um alimento com baixo teor de carboidratos, resultando em um baixo índice glicêmico, tornando uma boa fonte de proteína rico em nutrientes e de baixa caloria.
A gema é rica de gordura saudável e vitaminas A, D, E, K e B-12, minerais como cobre, zinco e ferro. Enquanto, a clara contém o maior número de proteína.
O ovo é uma alimento que cai bem em quase toda refeição. Portanto, se você tinha um certo receio em consumir o ovo, chegou a hora de incluí em sua alimentação.
Agora, após ler esse artigo, você continuar em dúvidas sobre o índice glicêmico dos alimentos, o ideal é procurar um especialista da saúde para explicar as características e funcionalidades dos alimentos e quais são ideais para seu cardápio.