Higienize de forma correta os alimentos

Já dizia sua mãe: “lave bem essa fruta antes de comê-la!” - E ela estava certa.

Devemos sempre higienizar a maior parte de nossos alimentos para depois consumi-los, mesmo se depois o cozinharemos como o arroz e o feijão, por exemplo.

Mas, para a higienização dos alimentos, não basta só jogar uma “aguinha” e comê-la: tem de ser feita com muito zelo e seriedade, pois, esses alimentos, pararão em nosso estômago e se uma pessoa não higienizar corretamente, poderá ter problemas sérios de saúde futuramente.

Pensando nisso, montamos esse artigo com dicas especiais para uma pessoa higienizar bem seus alimentos e saber como lidar com cada tipo.


 

Por que precisa higienizar frutas e legumes?

 



 

As frutas e legumes são os alimentos que mais precisam ser higienizado, pois todos esses passam por uma jornada longa antes de pararem em sua casa.

Ao longo deste caminho, frutas e legumes encostam e pegam em coisas que uma pessoa não gostaria de comer como sujeira, resíduo e pesticidas.

As frutas e legumes também podem ser portadores de patógenos que podem causar doenças graves, de acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças, a CDC.

Por isso que lavar frutas e legumes é tão importante para o nosso bem-estar.

 

Como higienizar alimentos com segurança


A primeira coisa que uma pessoa terá de fazer antes de consumir um alimento como frutas e legumes, é lavar as mãos.

Lave as mãos com água e sabão durante 20 segundos, para que uma pessoa não transfira bactérias de sua mão para o seu estômago.

Para lavar frutas e legumes, por exemplo, use água fria. Muitos especialistas afirmam que o uso de sabão para higienizar as frutas e os legumes é uma má ideia.

Pois, muitas das frutas e dos legumes são alimentos porosos, o que pode facilita infiltrar substâncias nocivas em seu interior.

No entanto, lave bem suas frutinhas ou legumes debaixo de uma água fria por, pelo menos, 30 segundos, antes de consumi-las, mesmo que sua intenção seja descascá-las ou cozinhá-las.

Não use água quente, pois pode ajudar a abrir caminho pata microrganismos penetrarem no item.

Caso, uma pessoa deseje higienizar alimentos como alface, repolhos e outras verduras, deve remover a camada externa do alimento antes de lavá-lo.

Remova também as folhas de frutas e legumes antes da limpeza e retire qualquer manchinha que danifique o alimento ou que as apresentem machucadas: lá pode ter bactérias que uma pessoa nem imagina!

Maçãs, batatas, cenouras e outras frutas e legumes “duros”, use uma escova própria para limpar legumes durante a lavagem com a água fria.

Esfregue bastante a escova nesses alimentos por uns 20 ou 30 segundos.

Para higienizar itens mais “macios” como tomates, algumas frutas e o cogumelo, use as próprias mãos para esfregá-los delicadamente, mas com firmeza, enquanto a água fria da torneira jorra por cima deles.

Se a água fria não lhe parece ser o único ingrediente essencial e firme na hora da limpeza, considere o bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio contém um método mais eficiente para higienizar alimentos, pois remove resíduos de pesticidas das maçãs, por exemplo, comparado aos alvejantes (que nunca devem ser usados para lavar alimentos!).

Para usar o bicarbonato de sódio para higienizar seus alimentos: 

Pegue uma bacia ou use a pia da cozinha mesmo (que esteja limpa e desinfetada!) e encha de água;

Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio nessa água;

Coloque as frutas e os legumes que uma pessoa deseja higienizar e deixe de molho por cerca de 12 a 15 minutos;

Depois, esfregue cada item (com suas respectivas cascas) com a ajuda de uma escova de legumes;

Seque todos eles antes de comê-los.

Este caso é para aquelas pessoas que desejam lavar um número grande de frutas e legumes. 

Se uma pessoa apenas queira comer uma maçãzinha, lave-a em água corrente e fria durante 20 a 30 segundos e coma-a.

Fique de olho