Tudo Sobre Kefir

Kefir é uma bebida que ajuda na melhora da flora intestinal, auxilia a imunidade, além de melhorar o trânsito intestinal. O kefir promove a saúde geral no organismo, por ser constituído de bactérias e leveduras probióticos.

As bactérias do kefir podem ser cultivadas em casa mesmo com segurança e por incrível que pareça, o preparado da bebida é fácil, e é semelhante à produção do iogurte natural. Além disso, existem dois tipos de kefir, o leite e o de água. Esses dois tipos de kefir podem ser diferenciados de acordo com enzimas que estão presentes em sua composição.

Benefícios

Diminui a prisão de ventre

Isso acontece porque as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal.

Combate inflamação intestinais

Por ter a flora saudável, é o principal fator para que evite a doenças.

Facilita a digestão 

Emagrecimento 

Isso acontece porque o kefir é rico em proteínas e ajuda a baixar calorias.

Combate a osteoporose

Por ser rico em cálcio.

Prevenir e combater a gastrite

Fortalece o sistema imunológico

Onde comprar 

É possível achar na internet em sites os grãos de kefir, ou até em lojas de produtos naturais. Também há doações na internet de pessoas que cultivam os grãos em ambientes líquidos, que vai se multiplicando ao longo do tempo. Ao logo do tempo, uma parcela dos grãos deve ser removida para prevenir o crescimento excessivo, por isso, pessoas que cultivam em casa, geralmente costumam oferecer a familiares e amigos.

Os grãos de kefir também podem ser chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve. Sua origem é do Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que são bons para o regulamento do intestino.

Cultivo e cuidado com o Kefir

Para que mantenha seu kefir sempre saudável e produtivo, deve-se sempre armazená-lo em um recipiente com leite ou água com açúcar após cada fermentação, sempre lembrando de não usar utensílios de metal e sempre tapar o recipiente com um gaze ou pano limpo ou papel toalha. Em dias mais quentes ou para atrasar o processo de fermentação, pode-se armazenar o kefir na geladeira. Se acaso deseje passar mais alguns dias sem o uso do kefir para a fermentação, os grãos devem ser guardados em um recipiente com tampa e congelado.

Aos poucos, o kefir vai crescer com as fermentações e cria uma gosma ou líquido mais espesso, sendo necessário lavar os grãos em água pelo menos uma vez na semana. É possível guardar parte dos grãos no congelador para ter sempre de reserva, e o restante poder ser doado para outras pessoas produzirem seu kefir em casa mesmo.

Não se deve utilizar os grãos de kefir que estejam verdes, amarelados ou marrons, pois isso indica que eles já não estão aptos para serem consumidos.

Gostou de conhecer mais sobre o kefir?Gostaria de experimentar tentar cultivar na sua própria casa? 

Fique de olho