Abelhas e suas riquezas

As abelhas, como bem sabemos, são de grande importância para nós seres humanos, e para todo o mundo. Sem elas, com certeza, Não iríamos sobreviver tanto tempo no Planeta Terra. As abelhas possuem suas variedades de produtos, como o Mel, que é o mais usado, e além dele, temos a geleia real, o própolis e o pólen.

Mel

Começando pelo mais consumido, nosso querido mel, um alimento doce e super natural, que é produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam de flores os transformando em um líquido viscoso que conhecemos. 

Dependendo da florada e das suas condições climáticas, a sua composição pode ser variada em cor, aspecto e principalmente o sabor. 

Podemos dar o exemplo do mel de eucalipto, que vem do néctar colhido nas flores de eucalipto. Este mel, possui em sua composição uma grande parte de água e carboidratos, os principais são a glicose e frutose. Além disso, possuem diversas vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina), minerais, como cálcio, cobre, ferro, magnésio e outros, e flavonoides.

De acordo com sua sua composição, pode apresentar muitos efeitos terapêuticos, usado na resistência contra o cansaço físico, imunidade, desnutrição, anemia entre outros.

Obviamente, ele deve ser consumido de acordo com as necessidades de cada um, pois é um alimento tão saboroso, que não é difícil que se exagere na quantidade, podendo ser prejudicial à saúde, inclusive pode contribuir para o aumento do peso corporal. 

Este mel possui 309 calorias em cada 100ml com 84 gramas de carboidratos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos. E isto deve entrar em sua dieta.

O mel pode ser cristalizado, e isso não significa que esteja estragado, mas ele demonstra uma pureza e para que ele volte a sua forma líquida, você deve aquecê-lo a uma temperatura de aproximadamente 50°C.

Cera

Outro produto derivado das abelhas, a cera é essencial para o desenvolvimento das colmeias e para a criar favos. Geralmente utilizamos a cera em medicamentos e cosméticos. 

Uma curiosidade interessante, que é para a produção de 1kg de cera, as abelhas precisam ingerir cerca de 6kg de mel, ou seja, as abelhas operárias passam o dia todo se alimentando do produto.

Geleia Real 

A geleia real é um produto produzido pela própria abelha, e é essencial para alimentar as crias, por 3 dias, e para a abelha rainha, pela vida toda, que necessita de energia para que continue a produzir e perpetuar a colmeia. Ela contém hormônios, vitaminas, lipídeos, aminoácidos, enzimas e outros componentes que ajuda na regeneração celular e na manutenção de uma colônia saudável.

A geleia não é um remédio, entretanto, é um ótimo alimento para que o homem fortaleça seu organismo, auxiliando no combate de fadiga, distúrbios de crescimento, estresse entre outras coisas.

Pólen 

O mais conhecido por nós, é o pólen. Seu papel principal é na fecundação de óvulos de flores, que geram novas frutas e sementes, e além disso, ele é usado pelas abelhas para a criação da geleia real, e para servir de alimento para a abelha rainha e suas crias. Uma colher de pólen sobre frutas entre outros alimentos, podem beneficiar no combate do estresse e da fadiga. 

Própolis 

Outro produto muito conheço, produzido pelas abelhas, o própolis é uma resina vegetal, que pode ser encontrada em várias plantas, que protegem a colmeia contra parasita, bactérias entre outros destes agentes contaminantes.

O própolis pode ser muito benéfico para nós, não só para proteger de gripes ou alguma dor de garganta, mas também age como um anti inflamatório, pode auxiliar na imunidade, controle de de colesterol, entre outros diversos benefícios.

Fique de olho