Frutas e legumes que podemos congelar

Sabemos que existem alimentos que devem ser congelados para que sua duração seja mais longa.

O feijão, por exemplo, é um dos maiores cogitados para ficar guardado dentro de um pote em um congelador na geladeira.

As carnes são outros tipos de alimentos que, especialistas em nutrição, recomendam seu congelamento, principalmente, para as pessoas que não consomem muita carne ou desejam estocar esses alimentos numa compra do mês, por exemplo.

Pois, a carne dentro do congelador, mesmo passando da validade indicada em sua etiqueta do mercado, pode durar de 2 a 3 meses e poderá ser consumidas quando tiver se cozinhar, claro, dentro desse prazo estipulado.

É por essas e outras que muita gente prefere congelar seus alimentos, para que não percam e possa sempre tê-los e consumi-los a qualquer hora, dia e lugar.

Mas, daí a dúvida surge: quais alimentos pode colocar para congelar entre frutas e legumes? E, se for possível colocá-los, como deve fazer isso? Pode colocá-los diretamente no congelador sem procedimento algum?

Para essas questões a resposta é sim os porquês se encontram aqui, nesse artigo rápido e cheio de informações.

Congelar legumes e frutas é um ótimo caminho, pois isso fará com que não estraguem rapidamente e possam ser consumidos por mais tempo

Também poderá servir de benefícios para a economia de dinheiro, pois, quando as frutas e legumes são congeladas elas duram, evitando, assim, sua compra excessiva ou o desperdício de dinheiro ao desperdiçar alimentos.



 

​Como congelar frutas e legumes


 

A primeira coisa que se deve fazer é lavá-las em água fria corrente e secá-las com uma toalha limpa antes de colocá-las para congelar.


 

Também poderá cortar os legumes ou fatiar as frutas maiores para facilitar o uso assim que forem descongeladas.


 

Verifique, antes de tudo, as cores de seus vegetais antes de mandá-los para o congelador.


 

Depois, forre uma assadeira com papel-manteiga e congele os produtos em uma única camada.


 

Quando as frutas e os legumes estiverem totalmente congelados, coloque-os em um saco no freezer, etiquetados e datados antes do congelamento para facilitar sua identificação e a sua visualização.


 


 


 


 



 

Podemos congelar vegetais crus?



 

Alguns tipos de vegetais podem ser congelados estando crus, mas a maioria deles podem adquirir uma cor branca rapidamente antes do congelamento se não forem colocados da forma correta para congelar, mesmo depois de cozinhar.

Ao colocar vegetais em águas ferventes, as enzimas são interrompidas e causam uma descoloração deixando o produto mais mole.

Por isso, o correto é, primeiramente colocar os vegetais num banho de gelo assim que acabam de ser cozinhados, para interromper o processo de cozimento, e serem congelados num freezer.

Os legumes com principais exceções a todo esse procedimento são as cebolas e os pimentões, pois, curiosamente eles podem ser congelados ainda estando crus.

Porém, os demais vegetais devem ser descascados completamente e cozidos antes de entrarem no freezer e sofrer o congelamento.

Por outro lado, as frutas quando cruas congelam muito bem e, claro, não precisam ser cozidas.

Fique de olho