Hashi e outros costumes japoneses

Para quem se interessa pela cultura japonesa ou está prestes a ir para o Japão, entrou no lugar certo!Preparamos algumas regras para que você conheça um pouco mais sobre a cultura japonesa. Fica ligado!

Curvar-se

Nesse primeiro costume, nós aprendemos sobre o respeito japonês, que é a forma de cumprimento. No Japão, se curvar perante alguém é quase uma arte, e isso é denotado como respeitoso ou que você tem consideração pelo interlocutor. Apesar de não se exigir a quem visita o país, é de grande importância que você mostre respeito. Dessa forma, para os turistas, uma inclinação simples da cabeça, irá bastar para cumprimentar alguém.

Máscaras hospitalares

É comum vermos os japoneses com as máscaras hospitalares sempre. Seja na rua, no metrô, e principalmente onde há maior aglomeração. Ele não usam como uma forma de se defender, mas sim para evitar o contágio para o próximo. Quando estão doentes, a preocupação é não contagiar outras pessoas.

Ninguém fala no metrô 

Não sei faz barulho no metrô. Ninguém atende um telemóvel ou fala, especialmente em lugares públicos com muita gente? Como comboios, autocarros e metrô.

Falar inglês

Os japoneses geralmente supõem que a maioria dos turistas falam inglês. Grupos escolares e até mesmo pessoas sozinhas na rua irão te cumprimentar em inglês e irão perguntar de onde você é. Muitos japoneses vão insistir no uso do seu inglês, no entanto, o domínio do idioma é geralmente limitado para se comunicar com os estrangeiros.

Hashi 

Você pode ser obrigado a utilizar o hashis dependendo do restaurante em que vai. Se por algum motivo você não for acostumado a usar os pauzinhos, tente aprender antes de passar pela imigração. Deve-se praticar muito antes de viajar.

Fumar na rua

Não se pode fumar em espaços públicos. Existe até cidade com bairros inteiros assinalados como "smoke free", entre quais, geralmente, zonas turísticas e centros históricos. 

Dizem os japoneses que os cigarros são como armas. A ponta do cigarro aceso estß a centenas de graus centígrados, anda à altura da cabeça de uma criança, e por isso é perigoso.

É notável que existem algumas(bem poucas) áreas adequadas para fumar, entretanto, os pontos mais frequentes para os fumantes são as entradas de supermercados.

Lixo em ruas 

No Japão, o lixo é levado para a casa de cada um (ou para um local de onde ele veio), por isso não se encontram caixotes de lixo pelas ruas. Há exceção de supermercados e lojas de conveniência que, possuem caixotes de lixo no exterior.

Chinelos em casa e não no tatami 

Provavelmente essa regra você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo visto em filmes. Não só no Japão, como também em outros países da Ásia, como Coreia e China. 

O uso de chinelos específicos devem ser colocados após tirar seus sapatos. Em casas de banhos, é regra deixar os chinelos à porta, e calçar os outros que lá estiverem.

O mais importante é que você nunca deve usar chinelos quando se pisa em um tatame. O piso na maioria de casas e hotéis japoneses é sempre descalço.

Fique de olho