Limpe o pernil, conservando a capa de gordura ( toucinho) que o envolve e coloque-o em uma assadeira. Em um recipiente misture o vinho, o vinagre, o tempero amaciante de carnes, o louro, o alecrim e o azeite e esfregue sobre todo o pernil. Fure a carne várias vezes com a ponta de uma faca e coloque os dentes de alho nas perfurações.regue o pernil com o sumode laranja e limãoe em seguida regue com a manteiga derretida.
Passe a cebola ralada por todo o pernil.
Passe o dente de alho picadinho por todo o pernil.
salpique o sal espalhando bem.
Acrescente a cebola em petalas sobre o pernil, cubra com papel alumínio e leve à geladeira para tomar gosto por cerca de 3 horas, virando-o de vez em quando.
Retire da geladeira, lambuse a carne com a manteiga, cubra com papel alumínio novamente e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por 2h30.
Retire o papel-alumínio, vire o pernil com cuidado e deixe assar por mais 2 horas, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira, depois de uma hora coloque as batas no caldo e deixe de assar.
Depois de assado, passe o pernil para uma travessa de servir e reserve o caldo que se formou no cozimento na própria assadeira, para o preparo do molho.
No momento de preparar o molho de vinho e especiarias, dissolva em um recipiente a farinha de trigo em meia xícara de chá de água e adicione ao caldo do cozimento na assadeira.
Acrescente o tempero para carnes, o vinho, o suco de limão, os cravos-da-índia e os anis-estrelados e deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar.