Salgue o atum cerca de 30 minutos antes de confitar. Coloque o azeite, o alho, a pimenta, as folhas de louro, a casca de limão e a pimenta-do-reino numa panela de ferro ou qualquer uma funda e pesada. Aqueça a cerca de 80°C. O azeite deve estar quente ao toque, mas não muito.
Deixe os temperos aromáticos em infusão por cerca de 15 minutos, para pasteurizar tudo e permitir um longo prazo de validade.
Coloque o atum no azeite quente numa só camada.
Ele deve estar coberto pelo óleo.
Use mais se preciso. Você também pode confitar o peixe em levas. Leve o azeite a 65°C ou até aparecerem uma ou duas bolhas a cada poucos segundos.
A temperatura exata do óleo não é tão importante e vai variar à medida que você retirar o peixe e colocar mais na panela. O importante é fritar vagarosamente, de modo que é melhor, para não ter perigo de erro, manter o fogo baixo. Depois de uns 9 minutos, retire um pedaço de peixe do azeite e veja se está bom. Deve estar quase malpassado, ainda um pouco rosado no meio, porque continuará a cozinhar com o calor. Se estiver cru demais, volte ao azeite e frite por mais 1 minuto. Tire o peixe do azeite e deixe esfriar numa travessa em camada única, depois coloque num recipiente de vidro, coe o azeite frio e despeje por cima. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.
O peixe aguenta na geladeira, coberto de azeite, por cerca de 2 semanas.